Magento

De forma automática, crie artigos, clientes e faturas certificadas pela AT!


insert_drive_file

Faturas

Acabe com as preocupações. Emita faturas/recibos diretamente do Magento para o Moloni de uma forma simples e rápida.

add_shopping_cart

Artigos

Não se preocupe em importar os seus clientes e artigos. A cada encomenda nós verificamos se tanto artigos como clientes existem, e caso não existam, serão criados automaticamente na sua conta Moloni.

group

Clientes

Com o Moloni não precisa de se preocupar. Pode adicionar os clientes do Magento ao Moloni caso estes ainda não existam.

Instalação e configuração

DOWNLOAD
  • Formato: .zip
  • Tamanho: 35,73 Kb

1. Versão e Download

  • Versão: 1.05
  • Data da Release: 06-11-2017
  • Versão Magento: 1.8.1.0+

Para começar, caso ainda não tenha os nossos ficheiros de instalação, pode obte-los no botão do lado direito. Dentro do ficheiro pode encontrar uma pasta chamada app, onde estão todos os ficheiros de instalação. Agora, deve transferir os ficheiros para a sua pasta do Magento, sobrepondo qualquer ficheiro já existente.

2. Login

Após efetuar o upload dos ficheiros já pode fazer Login na área de administração.


3. Menu Admin

Para aparecer o novo item do Moloni no menu de Admin, terá que limpar a cache, e para o fazer apenas tem que ir à aba System -> Cache Management e clicar em Flush Magento Cache. Depois deve aparecer o item do lado esquerdo no menu de administração. Fica assim concluída a parte da Instalação!
Agora já vai poder interligar as suas contas, e ver que já pode aceder aos itens do menu Moloni.


4. Configuração do módulo

A configuração do módulo é praticamente instantânea, ou seja, o utilizador apenas tem que fazer Login com a sua conta, e os seus dados não são guardados na base de dados, mas sim as chaves de acesso à API.
Para guardar os dados na base de dados, é preciso criar uma tabela para a API, que é criada de forma automaticamente assim que abre a página com o formulário de login.
Ao aceder à bases de dados a partir do Cpanel, pode ver que está criada uma nova tabela chamada de “moloni_api”, que é onde vamos guardar chaves de acesso como a “token” e a “refresh_token”.

Outra alteração feita de forma automática, é na tabela das encomendas, à qual adicionamos dois campos para controlar o envio de facturas. Agora basta apenas colocar o seu Email e a sua Password, e vai iniciar sessão no módulo.

IMPORTANTE - Depois de ter iniciado sessão pela primeira vez, só terá que voltar a fazer se ficar mais de 14 dias sem entrar na aba Moloni.


5. Escolha da empresa

O próximo passo é escolher a empresa com a qual queremos faturar. Basta clicar na que pretende.

6. Configuração do Magento

Um aspeto importante para o Moloni é a obrigatoriedade dos NIF’s dos clientes ao criar uma fatura, ou seja, vamos ter que tornar o campo NIF obrigatório ao registar. Este passo é automaticamente feito assim que faz Login com a sua conta no módulo, mas por vezes convém voltar a fazer um refresh à cache.

A partir daqui, apenas vai ter que se preocupar em definir corretamente o valor do IVA, em atribuir o IVA aos produtos. Um aspeto importante é o facto do Magento não fazer a verificação dos NIF’s por natureza, ou seja, quando quiser emitir uma fatura, se o utilizador tiver inserido um NIF errado vai dar erro, e será necessário contactar o cliente e pedir um novo NIF. Para o alterar depois pode fazê-lo ao fechar uma fatura no Moloni.


7. Utilização

O módulo é bastante fácil de utilizar, apenas tem uma aba para passar as faturas, escolher a série na qual deseja faturar, escolher a isenção de IVA (caso exista) e actualizar o módulo.
Para emitir uma fatura é preciso verificar se a série de faturação está correta, e caso um produto esteja isento de IVA é preciso ter a razão da isenção selecionada, e a partir daí basta clicar em Gerar. Será gerado um rascunho da fatura no Moloni, bem como os artigos da fatura, o cliente, e as categorias dos produtos caso não existam ainda no Moloni.

Os portes também serão inseridos no Moloni como se fossem artigos, e terão uma categoria própria para eles. Os clientes são identificados no Moloni pelo NIF, e os artigos são verificados pelo SKU, e caso ainda não existam, vão ser criados. A fatura fica assim no Moloni guardada como rascunho, apenas tem que a fechar, e fica pronta a enviar para o cliente!

Perguntas mais frequentes

  • labelComo gero um documento?

    Quando uma encomenda está paga, ela irá aparecer numa listagem de documentos que tem por enviar para o Moloni. Daí, basta dar um clique para gerar o documento, e inserir os artigos, e o respectivo cliente na sua conta Moloni.

  • labelErro ao gerar documento

    Para ver toda a informação sobre erros, pode ver aqui.
    Qualquer dúvida entre em contacto connosco

  • labelPorque razão tenho que colocar a razão de isenção se os artigos não são isentos?

    A razão de isenção seleccionada é uma razão de isenção a ser usada por defeito. Se os seus artigos tiverem uma taxa de IVA associada na encomenda, a razão de isenção não será usada.

  • labelComo posso associar os portes de envio?

    Os portes de envio são adicionados automaticamente ao documento como um artigo. Por isso, terá também que se certificar de que os Portes estão configurados correctamente, e com uma taxa de IVA se aplicável.